Review: Transformers - O Lado Oculto da Lua

Review: Transformers - O Lado Oculto da Lua

Olá, pessoal! Me chamo Felipe Barcellos e pelo que me consta, esse é o primeiro review que faço para o Deixa, porque, bem, eu realmente tenho problemas pra lembrar das coisas, haha (sabia que aquele espaço do cérebro que usei pra guardar as aulas de sindarin deviam servir pra alguma coisa, damm it!) então, seu Ed, me confirma depois se é mesmo o primeiro xD. Tenho dois blogs, ou tinha... Enfim, essa vida de estudante e trabalhador é Freud! Sendo o Vamos Falar de Desenho direcionado para posts que escrevo acerca da profissão de designer/projetista/desenhador, onde comentei algumas palestras, livros, etc. E o Buscando o Sentido para indagações de boteco que acredito que todo vivente já deva ter se perguntado, aquela balela clássica de ser humano: qual a resposta para a vida, o universo e tudo mais?... Enfim, gosto de escrever e se você estiver realmente desocupado, dá uma conferida neles depois de ler essa review! =3

Mas quanta enrolação, né? Vamos ao que interessa! >D

Review de Transformers, O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of The Moon)!

É o último filme da trilogia e isso não é novidade, haha! Ele fecha a saga bem redondamente, sem deixar possibilidades explícitas para um possível quarto filme, felizmente né... Porque essa modinha de trilogia de 7 filmes com parte 1 e 2, tem que ter paciência!

Tive a oportunidade de ver legendado, em 3D e 2D. Como não sou nenhum artista técnico de animação 3D nem roteirista, vou limitar minhas observações técnicas acerca disso. Mas como curto pra caralho robôs gigantes que tem armas laser e temas relacionados, acho que tenho um background considerável pra falar disso, hehe. xD

Review: Transformers - O Lado Oculto da Lua

De fato, os filmes em geral não estão fazendo com o 3D aquilo que possivelmente esperávamos: coisas vindo na sua cara fulltime, com você se desviando esquizofrenicamente de meteoros e estilhaços que não estão ali, na verdade. Mas, não sei e a esta altura do campeonato essa observação é válida, já que ele tá quase saindo de cartaz, eu recomendo ver em 3D. O diferencial em Transformers é que como os personagens principais são cavalescamente grandes, os cenários são muito bem elaborados para evidenciar isso, e os joguetes de câmeras funcionam super bem! A versão 3D traz uma experiência bem legal: MUITAS cenas perspectivadas, de baixo pra cima e vice-versa, dá pra se sentir uma um duende tranquilamente, ou então ter a clara percepção visual de estar voando, pois os caras se puxaram na imersão nesse sentido! Outra coisa bem bacana, é que eles usaram o 3D até nas cenas de diálogo em plano americano e close das pessoas. Ou seja, tudo tem uma noção de profundidade que até então eu não tinha visto ser explorada, dessa forma, em outros filmes que não fossem animação. Bem legal mesmo!

Mas se você só conseguiu ou vai conseguir ver em 2D, não tem problema NENHUM! Porque as tomadas e as câmeras são suficientemente bem aproveitadas pra fazer desse filme uma experiência bem foda de se ver!

Até porque, Transformers é punheta visual! São robôs gigantes se destroçando, cacete! Como que não vai ser legal! Lembrando que a própria saga surgiu de figuras de ação (vulgo "bonequinhos") e não o contrário! Ok, não me refiro as bizarrices que dá pra achar em lojas de brinquedos com crossovers, como Transformers + Star Wars, onde a nave do Luke vira um tipo de mobile suit de Gundam só que bem mais trash...

Review: Transformers - O Lado Oculto da Lua

Mas sim aos bonecos dos anos 80, que de fato eu nunca tive, mas tenho amigos que possuem e até hoje eles são fodas pra caralho de se ver, montar e desmontar!

Review: Transformers - O Lado Oculto da Lua

Tudo bem que nesse e nos outros filmes da série o plot também ficou show... E aliás, a parte filosófica das questões abordadas no filme podem ser bem profundas, mas é tudo uma questão do quão disposto você está a se aprofundar na trama... Pra algumas pessoas, essa putaria visual é suficiente, e Transformers não perde seu mérito com isso! E isso é o mais legal, é um filme bem versátil, tem pra todos os gostos de expectador, até pra aqueles que não gostam de robôs e nerdices assim, nem mulheres seminuas com jeito de biscate, hahauh!

Dá pra dizer que a trama é bem tocante em alguns pontos, principalmente porque no filme, mais do que nos desenhos, você consegue criar um vínculo mais emocional com os personagens e certamente vai ter gente que discorda disso... Mas é que, de fato, no cinema, esse lado fica bem mais apelão... Isso é claro na relação do Sam (Shia LaBeouf) com a Carly (Rosie Huntington-Whiteley), que aliás, eles não se esforçaram muito pra achar uma atriz/personagem diferente da Mikaela (Megan Fox). Aliás, até acho que nos filmes eles deram a isso uma importância exagerada... Na minha singela opinião, eles podiam ter feito um trabalho mais legal explorando os próprios Autobots e Decepticons, já que eles deram mais "sentimento" pra eles no filme mesmo, ao menos não ficaria tão novela das 8... Fora que tem a questão nostalgia. Ver o seu robô favorito da infância sendo destroçado e/ou corroído, é foda. Sim, eu chorei em Transformers quando coisas assim aconteciam ¬¬ Que que é, hein? MIDEXA! XD

Finalizando, 5 Sabres!

Porque, sim, é um filme legal mesmo! Encerra uma trilogia com chave de ouro sem frescurinha de cenas finais tornando possível qualquer retorno desnecessário. Visualmente, ficou do caralho! A trilha sonora também, excelente! O roteiro não é dos melhores, mas ainda assim merece 5 sabres, porque é Transformers e ele não precisa de uma história digna de Shakespeare, é um filme que começou com bonecos, ele não precisa disso, MESMO, ele consegue ser bem divertido assim do jeito que é, despertando aquela saudade de quem brincava com eles na década de 80 ou mais tarde até, como no meu caso, que via Beast Wars onde Optimus Prime era um gorilla e era bem divertido! Os atores podem não ser os melhores, aliás, a Carly (Rosie) é um personagem bem fraquinho e a atriz, coitada, só tá no filme porque tem gente que acha ela gostosa... MAS, Transformers é um filme sobre robôs, e os novos que eles incluíram nesse último filme (e tem MUITOS), tanto Autobots como Decepticons, ficaram GENIAIS! E isso, compensa, de longe, porque é um filme de robôs!

É isso pessoal, até uma próxima e uma última mensagem:

Ironhide, estarás sempre nos nossos corações! =~

Valew o/

Ir para o topo