Review: Pirates Ahoy (Facebook)

Hoje temos aqui um review nada usual para um tipo de game nada comum, mas que está bastante na moda nos tempos atuais, um “social game” desenvolvido pela Playfish (empresa que hoje pertence a Electronic Arts), chamado “Pirates Ahoy”.

Pela natureza do game, o review vai falar sobre os aspectos principais (existe muitos detalhes) do jogo e não uma crítica em si, com nota no final e tudo mais, afinal é um jogo de “graça” e bem acessível para qualquer pessoa experimentar na rede social “facebook”.

Faz um tempo que venho jogando algumas coisas no facebook, principalmente depois que comecei a trabalhar com games casuais, sendo os social games um grande “filão” de oportunidades para várias empresas tentarem algum lucro nesse mercado.

Pirates Ahoy é uma das mais novas investidas da Playfish nesse mercado e não tinha como deixar de jogar, afinal o tema do jogo são os piratas e eu como fã desse tipo cultura, fui logo conferir a natureza do jogo.

O jogo é bem simples, você controla seu barco em um oceano com alguns inimigos pelas redondezas e ilhas pelo cenário, se você já tiver alguns amigos jogando, você já ve os barcos dessas pessoas navegando no seu mapa. Conforme você vai enfrentando alguns inimigos (você gasta “energia” nesses momentos), alguns mapas secretos vão aparecendo, então você tem acesso a ilhas com tesouros e dinheiro para ir juntando para seu bando.

O aspecto de ir cuidando de suas coisas para evoluir no jogo é muito forte, você começa sozinho em seu barco, mas pode ir recrutando ou comprando amigos para sua tripulação e com isso vai aumentando a energia gasta com as atividades que vai realizando durante o dia. Essa energia é recuperada de tempos e tempos, mas se você utilizar ela logo, normalmente vai ter que esperar 12 horas para sua tripulação ter toda ela com força total.

Muita coisa de customização existe no jogo, você pode modificar seu barco da maneira que quiser, com várias peças, bandeiras, cores, etc.. e logicamente utlizando o dinheiro que você vai levantando dentro do jogo, existe também uma ilha onde você pode customizar a seu bel prazer, com edifícios, plantas, objetos de decoração e tudo mais e o bacana é que você pode visitar as ilhas dos seus amigos e conferir como está a evolução das coisas deles.

O aspecto “social” torna o jogo muito divertido, você pode conferir como estão as coisas dos seus amigos, barco, ilha, o nível que eles estão e entre outras informações, o bacana é conseguir convidar seus amigos para participarem de sua tripulação para aumentar a energia do seu barco para realizar as atividades.

As atividades na maioria das vezes consistem em cavar buracos nas ilhas para conseguir dinheiro, tesouros e objetos para customização, de vez em quando surge uma quest que quebra esse ritmo e da um folego para o jogador fazer algo diferente, na maioria das vezes essa quest é navegar pelo mapa e coletar ou destruir algum inimigo que está pertubando o oceano no momento. Essas atividades geram além do dinheiro, experiência para você ir subindo de nível e conforme vai aumentando, você tem acesso a novos itens e benefícios por estar sempre jogando diariamente.

Pirates Ahoy tem uma música bem simples, mas divertida, os gráficos são bem feitos no flash e tem alguns elementos 3D como seu barco, a jogabilidade e a curva de aprendizado são bem fáceis de dominar e se você gosta de participar de algo que seus amigos estão dentro, vale a pena conferir o jogo, afinal quem não quer ser o melhor pirata das redondezas?

Como falei lá em cima, para jogar esse game é só ter uma conta no facebook e procurar o aplicativo “Pirates Ahoy”, ele ainda está em uma versão beta, então tem muita coisa que pode ser modifica dentro do jogo.

E como a empresa ganha dinheiro? Existem alguns itens, objetos, serviços, etc.. que só podem ser comprados com a “Playfish Coin”, moeda de troca da Playfish, o jogador paga alguns dólares por essas moedas e tem acesso a esses itens exclusivos e maneiras de subir de nível mais rápida no jogo.

Pirates Ahoy é mais um jogo que você pode acessar durante alguns momentos do dia e ir cuidando das suas coisas e progredindo com sua vida de pirata em uma boa. Qualquer coisa então espero vocês na minha tripulação dentro do game, vale a espiada.

Site Oficial do jogo: playfish.com/pirates_ahoy

Link do app no facebook: apps.facebook.com/piratesahoy/

Ir para o topo