Review: Flight Control (iOS)

Review: Flight Control (iOS)

Flight Control é mais um jogo pra quem precisa se distrair por algum tempo. O desafio aumenta conforme o jogo avança em mais um endless game lançado na App Store.

É, ainda, mais um exemplo de produto que está buscando a diversificação de mercados: está disponível nas plataformas: iPhone, iPod Touch, iPad, Android, Nintendo DSi Ware, Playstation Move, PC através do Steam, Mac através do Steam e da Mac App Store, na Intel AppUp (plataforma de vendas da Intel para aplicativos voltados a netbooks), além de uma grande variedade de celulares, incluindo BlackBerry, Sony Ericson, Motorola, Nokia, LG e Samsung - acho que todas as marcas de celulares foram citadas, não?

Review: Flight Control (iOS)

A idéia é simples, assuma o papel de um controlador de vôo e tente manter o tráfego aéreo em ordem em um dos 5 aeroportos disponíveis.

O primeiro cenário é um aeroporto “convencional” com um heliporto, uma pista para aviões de grande porte, utilizada para boeings super rápidos e aviões um pouco menores e uma outra pista para aviões de pequeno porte bem mais lentos.

O aeroporto havaiano conta com aviões de grande porte, helicópteros e hidroplanos que disputam por uma pista convencional, uma pista na água e dois heliportos. Você pode jogar em um porta-aviões com espaço reduzido entre as pistas. Pousar caças e helicópteros de resgate não vai ser uma tarefa muito fácil.

Existe, ainda, um aeroporto na selva, que conta com aviões de entrega e resgate que não podem ter suas rotas desviadas, aumentando bastante a dificuldade que o controlador tem. O último aeroporto está localizado em um ambiente montanhoso, no qual as pistas abrem e fecham conforme o tempo muda, obrigando o jogador a adaptar suas estratégias.

Review: Flight Control (iOS)

O jogo requer atenção, caso você esteja disposto a bater recordes. Com cada vez mais aeronaves na tela a probabilidade de colisões aumenta. O sistema de ranking “localizado” é um bom atrativo: seu score é comparado com os jogadores mais próximos de você - no planeta. Apesar do sistema de achievements próprio, o jogo não está integrado com nenhuma das plataformas já tradicionais (OpenFeint e Game Center).

Outro atrativo é a possibilidade de jogo multiplayer. Localmente você pode utilizar o bluetooth ou o wifi e existe, ainda, a possibilidade de jogo online (exclusivamente através do Wifi). Neste modo, cada jogador tem apenas algumas pistas abertas, devendo enviar para o outro controlador os aviões que não puder pousar. Perde aquele que fizer menos pousos. O jogo local é bem legal, pois possibilita a comunicação direta entre os “controladores”. Pela internet você pode usar a feature de comunicação por voz.

Review: Flight Control (iOS)

Os gráficos são bons e a música agradável (tipicamente de aeroportos e elevadores). Os sinais sonoros - alertas de colisão - deixam o jogador nervoso, mas acredito que esta seja a idéia. Os sons de colisão podiam ter sido melhor trabalhados e talvez fosse interessante trabalhar músicas exclusivas para cada cenário.

Trailer do jogo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=48fl74ek0uA]

O controle é simples. Clique na aeronave que deseja controlar e desenhe a rota que ela deve seguir. Se você desejar fazer correções, basta clicar no avião novamente e desenhar a nova rota. Fazer “desenhos” de forma lógica, seguindo a velocidade dos aviões, é essencial para o sucesso no jogo.

Com certeza um aplicativo que merece alguma atenção, mas que não será jogado por horas a fio. Talvez enquanto espera no portão de embarque ;).

Se você é um jogador hardcore, vai enjoar rápido. Por isso merece 3 Steve Jobs de recomendação.

3 steve cabeças de recomendação!

Site oficial: firemint.com/flight-control

Ir para o topo