Review: Facebook para iPad

Dae galera do Deixa de Nerdice, tudo de boa?

Hoje resolvi dar uma passada rápida pra fazer um review de um App que já estava caindo de maduro: o Facebook para iPad. Pra quem não sabe, até hoje o Facebook não funcionava no tablet da Apple. Ou melhor, funcionava, mas no modo de compatibilidade, numa janelinha minúscula centralizada no dispositivo que pode ser ampliada 2X (com um botão disponível na interface).

Cerca de três meses atrás algumas pessoas descobriram o aplicativo escondido na versão para iPhone. Muitos acharam que seria questão de dias até que o App fosse disponibilizado ao público, mas isso levou um tempo um pouco maior. Agora com o lançamento da versão 4.0 finalmente temos um aplicativo para acessar a maior rede social no iPad.

Com mudanças significativas, a versão de iPhone também não ficou pra trás. Entre os pontos mais impactantes estão:

Games e Apps: Acesse seus jogos e aplicativos favoritos (do Facebook) a partir do seu iPhone/iPad. Pelo que vi você não poderá rodar qualquer aplicativo, apenas os que estão disponíveis para iOS e instalados no seu dispositivo. No meu caso apareceu um link pro Foursquare no meu flutuante. Eu esperava um pouco mais dessa feature...

Navegação: A navegação está muito mais próxima do que os usuários da Maçã estão acostumados. Agora é possível usar gestos para "eliminar" uma página (fazê-la sumir de vista), navegar entre seções e passear pelos álbums dos seus amigos. A navegação no álbum ficou realmente muito boa. Quase esqueci que estava no Facebook e, em dado momento, me peguei pensando: "Mas como tenho essas fotos?", de tão parecido que o sistema está com a navegação do aplicativo de fotos do iOS. Tente, enquanto estiver vendo uma foto, fazer um movimento de pinça: fechará o conteúdo atual e voltará para a timeline.

Você pode, agora, atualizar seu status, compartilhar fotos e links sem sair da timeline. A caixa de envio está integrada ao ambiente de forma fenomenal.

O sistema de busca foi sensivelmente melhorado e agora é possível encontrar não só pessoas, mas páginas, aplicações, eventos, sem trocar de tela! Acredito que todas as opções de busca da versão web foram integradas ao aplicativo.

Seus favoritos também estão disponíveis na versão móvel do Facebook. Um menu lateral foi disponibilizado para que você tenha o mesmo conforto e facilidade da versão web. Para exibí-lo, arraste com os dedos, para ocultá-lo, faça o mesmo na outra direção! Novamente, achei fantástico como os caras copiaram ideias simples do iOS para tornar a aplicação robusta e totalmente integrada à plataforma.

A companhia salientou e, assim, não posso deixar passar, que o aplicativo está muito mais seguro. Obviamente não foram detalhadas as melhorias. Vamos confiar!

O chat foi melhorado e, teoricamente, não fará mais o aplicativo parar de funcionar. Aliás, esse é um ponto no qual percebi melhoras sensíveis: o aplicativo parece muito mais rápido e mais estável. Estou rodando o iOS 5 Beta, mas isso não é desculpa. A última versão do Facebook simplesmente não abria e, quando o fazia, funcionava por 5 minutos antes de fechar. Se não fechava ficava em loadings infinitos (literalmente infinitos, eu podia desligar o 3G e Wifi sem receber um erro de conexão ou coisa que o valha).

Todas as novidades que citei acima estão disponíveis também na versão para iPad e, além delas, é possível visualizar fotos em resoluções melhores do que no iPhone (será que o Facebook salva fotos em formato original?).

Finalizando, se você é um cara que curte (lol) o Facebook e o utiliza como ferramenta de comunicação, vale a pena dar uma olhada no App. Dois dias após o lançamento já atingiu a marca de 5 estrelas de recomendação (na Store da Argentina, que uso para conseguir comprar jogos :-P). Considerando as tristes 3 estrelas de outrora, acho que a aceitação está sendo bastante boa.

Por todas as novidades e maior empenho por parte da Facebook Inc. em fazer um aplicativo nos moldes da plataforma criada por Steve Jobs, esse App merece 5 Jobs de recomendação!

Ir para o topo