Review: Cisne Negro

Review: Cisne Negro

Olá queridos! (importante: aviso aos navegantes que esse texto pode conter spoilers)

Como todos sabem lançou no Brasil recentemente o digníssimo filme tão esperado da interessantíssima israelita Natalie Portmann. A vontade de ver era tanta que por meios legais, ou não, consegui o filme uma semana antes e me neguei a assistir, pois acreditei que ele merecia a telona, e foi assim que aconteceu.

No Sábado 5 de Fevereiro me encaminhei ao cinema para ver Black Swan (2010) ou Cisne Negro (título brasileiro), filme dirigido por Darren Aronofsky. Fui assistir o filme na sala do Cinemark Mueller lotada (Sou natural de curitiba), incluindo um grupo fantástico de amigos, o filme começou.

Review: Cisne Negro

Devo admitir que apesar de ter lido alguns releases e resenhas e ter ouvido meus amigos falarem do filme, eu realmente não esperava o que veio a seguir.

O enredo é sobre uma bailarina chamada Nina ( Natalie) totalmente perfeccionista e visívelmente perturbada pelo próprio auto-controle. Ela luta pelo papel principal de lago dos cisnes. Impressionantemente a Portmann dança a maior parte do filme (e tem mais dança que diálogo) o que transforma a trama em um show de ballet.

Para fazer o papel principal Nina descobre que precisa representar tanto o cisne branco que simboliza a pureza, que é o papel que ela se enquadra perfeitamente, e o cisne negro que simboliza a luxuria e auto-confiança coisas que Nina vê em sua nova colega Lily (Mila Kunis).

A procura pelo cisne negro é exatamente o que torna o filme tão interessante. A libertação de uma dançarina perfeitinha, os ângulos de câmera distorcidos, a trilha musical baseada em tchaikovsky (Pra quem não sabe, pai do lago dos cisnes) , trazem um ar altamente perturbador e fantástico a uma peça linda de ballet.

Review: Cisne Negro

Vale a pena conferir os detalhes de cenas, quase sempre tem um desenho de cisne em algum lugar, papéis de parede que mudam de cor,a visão distorcida e sexual que a Nina tem da colega Lily, o apartamento do diretor da companhia de ballet que é totalmente balanceado entre o branco e o preto e principalmente o figurino que é maravilhoso colocado perfeitamente como cada personagem se comporta ao longo da trama.

Tentei dar o mínimo de spoilers possíveis e colocar mais o que eu achei do filme , caso queiram saber detalhes técnicos eu indico a página do Black Swan do IMDB.

Trailer do filme:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5jaI1XOB-bs]

Como é de praxe, acho que 4 sabres de luz de recomendação, está de bom tamanho para esse filme.

Ir para o topo