Os 5 melhores jogos de iPhone (e iPad) dos últimos 6 meses

Os 5 melhores games dos últimos 6 meses

Estamos no meio de março de 2011, e se aproxima o aniversário de 3 anos da Appstore, a loja de aplicativos da Apple para sua família de produtos iOS.

Um tempo atrás fiz umas listas sobre aplicativos de iPhone, e agora resolvi renovar a lista. Então, a seguir, aquilo que de mais legal apareceu na Appstore nos últimos 6 meses:

Shadow Era

Você conhece o jogo de cartas Magic: The Gathering?! Pois então, até agora tinham algumas tentativas de TCG (Trading Card Game) para iOS, algumas até bem boas, como o jogo Orions, mas nada que tivesse a força de um jogo como o Magic. Até que apareceu o Shadow Era. Acompanhei o desenvolvimento do jogo pelo seu fórum, e houve um investimento bem grande dos seus desenvolvedores, e acho que o retorno foi imediato e merecido.

Shadow Era é o melhor jogo de cartas on-line que já joguei. Sistema simples, multi-plataforma (além de iPhones, iPods e iPads, ele ainda tem uma versão web, e em breve receberá uma versão Android, e possivelmente uma versão para facebook) em que você enfrenta adversários do mundo inteiro e entre as plataformas. Fora isso, a arte é comparável a dos jogos de cartas tradicionais, tendo havido um cuidado muito grande com essa área.

Quer saber agora a melhor parte?! O jogo é grátis!

Adotando o modelo "freemium" (onde você tem o jogo/aplicativo grátis, com a possibilidade de compras de itens dentro do jogo), você começa com um baralho inicial e pode ir comprando mais cartas, caso queira. Mas, você não necessariamente precisa pagar para competir em igualdade. Uma das grandes críticas a esse modelo é que o jogador pagante tem sempre muita vantagem sobre os não-pagantes. Não é o caso aqui. É possível comprar cartas com os pontos (ouro e cristais) que você ganha ao derrotar um adversário, seja ele em desafios contra o computador ou contra outros jogadores do mundo todo. E caso você queira um baralho legal e cartas novas logo, por $ 1,99 você pode comprar 2 "starter decks" ou "dois boosters".

A interface ainda necessita alguns ajustes, e pelo que tenho lido o jogo receberá atualizações constantes, sendo que na próxima já permitirá partidas entre amigos, chat, e outras melhorias. Além disso, ele ainda não roda nos devices mais antigos (iPhone 2G, 3G, iPod Touch 1g e 2g), embora tenha sido anunciado que o suporte ao iPhone 3g e iPod 2g deva acontecer logo.

Se você gosta do tema, aproveite esse jogasso! E fica o aviso, é bem fácil viciar hehehehe.

Link para versão web: shadowera.com

Link de Shadow Era na appstore.

Tiny Wings

Ao que parece, a combinação aves + visual fofinho + gameplay simples + física, ainda pode render bastante. Depois do campeão absoluto de vendas "Angry Birds", agora o novo jogo com tema parecido se chama Tiny Wings. O jogo já foi comentado aqui no Deixa de nErDice, mas vamo lá: você controla um pássaro que precisa ganhar impulso para fugir da noite que vem chegando. Para isso você controla os "embalos" do passarinho com "asas pequenas" para voar mais alto e mais rápido.

É isso, e vale os seus $0,99. Sério. Veja aí:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=VUnlE4cGgz0]

Ótimos gráficos, gameplay simples e boa trilha, são os motivos desse joguinho ter tirado "Angry Birds" (mesmo que por um tempinho) do seu trono de primeiro lugar entre os games da Appstore.

Link para Tiny Wings na appstore.

Reckless Racing

Não sou o maior fã de jogos de corrida, mas já joguei vários e sentia falta de algum com uma pegada "Rock n`Roll Racing" no iPhone, até que peguei o Reckless Racing. Com controles bem fáceis, desafio legal, ótimos gráficos, e uma física de respeito, só fica faltando mesmo é o Rock n Roll, embora a trilha meio "redneck", seja até bem boa. Dê uma olhada e veja do que eu to falando:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ffNtjKnd8ic]

Reckless Racing é muito divertido, e proporciona horas de diversão, tendo ainda a possibilidade de multiplayer. No iPad fica melhor ainda!

Link para Reckless Racing na appstore.

Battleheart

Um RPGzinho clássico, com visual vetorial/fofinho, e elementos conhecidos dos fãs do gênero, o jogo consiste de montar um grupo com magos, paladinos, guerreiros, etc, para enfrentar orcs e outras criaturas, ganhar level, juntar loots, equipar novas armas, melhorar skills, enfrentar chefes, e assim por diante.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qhZzrcrksY8&feature=fvwrel]

O jogo tem animações bem fluídas, apesar do visual mais simples, mas sua mecânica é bem resolvida, e proporciona boa diversão. Os controles são simples, e depois de uma ou duas lutas já se entende facilmente o sistema de batalhas.

Link para Batlleheart na Appstore.

Puzzlevania

Conheci esse joguinho por acaso. O jogo foi feito por dois caras, e o artista da dupla, se chama Randis Albion e é figura fácil nos fóruns de concept art. Por seguir o cara no twitter, descobri que ele tava fazendo esse joguinho.

Puzzlevania é um Tetris com alguns twists.

Basicamente você monta blocos, que, quando da mesma cor, viram monstros, que devem ser destruídos pra dar mais pontos. O jogo possui um modo survival em que é basicamente o Tetris com essa pegada aí descrita, e outro modo com história, e aí tem personagens engraçados, lojas de itens pra facilitar sua vida, diálogos com bom humor, etc etc.

Se você gosta de Tetris, mas queria alguma coisa além disso, dê uma olhada nesse jogo. Ah! Os gráficos são muito bem feitos!

Confere aí:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=r_GGUidWtQk]

Link para o Puzzlevania na Appstore.

Menções honrosas:

Dungeon Hunters 2 - Jogo da Gameloft, conhecida empresa de jogos mobile, que tem como estratégia usar fórmulas de outros jogos. Esse em questão é uma espécia de Diablo 3. Tive pouca chance de jogar ele até agora, mas o jogo é bonitaaaasso! Gráficos impressionantes, gameplay bem conhecido pros fãs de Diablo, e agora tem multiplayer local (!!!). Merece uma menção aqui na lista.

Link para Dungeon Hunters 2 na Appstore.

League of Evil - "Beat`em up" com visual 8 bits e jogabilidade muito parecida com a do hit indie Super Meat Boy. Vale uma olhada.

Link para League of Evil na Appstore.

Ir para o topo