O Guia dos Nerds das Galáxias: O Fantástico Mundo do TCC (e a falta de vida social)

Vamos lá, bela sexta! Avante! Seguinteles, pessoar! Aproveitando o clima do Pop in Rio, eu vou escrever sobre... o TCC e a intervenção da faculdade na vida social.

Mas hein? É, já tá todo mundo criticando o evento mais pop do Brazil com Z, então mais um falando sobre isso seria chato. Aproveito para falar sobre essa época da minha vida que, com certeza, vocês estão passando, passaram ou passarão!

Depois de alguns períodos a mais no curso (o número de pessoas que formam em 4 anos exatos no meu curso, ao menos, na minha faculdade, é ínfimo), estou fazendo finalmente meu amado TCC (sim, amado, estou tendo um prazer enorme em fazê-lo, por vários motivos). Bem, faço Design Gráfico, caso se perguntem (e acho que é meio óbvio isso aqui no deixa haha).

Depois de uns anos na faculdade, todos querem o diploma na mão. Eu não aguento mais olhar pro campus. Só de falar o nome da universidade que estudo, já tenho arrepios. Quero me ver livre daquele lugar! Mas para isso, preciso enfrentar os últimos passos: meu trabalho de graduação.

[caption id="attachment_7202" align="aligncenter" width="490" caption="Ilustração digital (em andamento) do meu TCC"][/caption]

Quando eu era mais novo, não compreendia como a faculdade tomava o tempo. Eu achava que as pessoas mentiam ou eram burras. Estudar toma realmente tempo, sim. Pude perceber quando minha mãe fez o mestrado. Eu a disse que fui órfão de mãe por dois anos, mas por uma boa causa! E agora, no meu TCC, sinto na pele realmente como essa hora é sagrada. O tempo urge, aperta, esmaga, mas é necessário.

Ouvi dizer que certas instituições superiores, por serem tão puxadas, possuem no último período a matéria chamada "reintegração à sociedade". Se for verdade, talvez eu precisarei daqui um ano! Sim, um ano. Meu TCC terá duração de dois semestres, por ser muito grande e complexo. Apesar de ser basicamente de ilustração, envolve editorial, 3D, animação, roteiro, fotografia, tipografia, programação, realidade virtual, física, química, biologia, astrofísica, física quântica, psicologia e outras coisas mais que por enquanto não posso falar. E o que isso tem a ver com Design Gráfico? Quando ficar pronto, vocês entenderão.

A julgar então pelo número de coisas que preciso estudar, escrever, pesquisar, desenhar e etc, é compreensível que a minha vida social está praticamente nula. Afinal, será um ano da vida gasto em investimento profissional, pensando em um futuro sólido e próspero para mim e para uma possível família que constituirei - assim espero.

[caption id="attachment_7198" align="aligncenter" width="490" caption="Alguns estudos de figura humana (foto de celular)"][/caption]

Bares, restaurantes, festas, eventos. Tudo tem se tornado um luxo que dificilmente desfrutarei - apesar de que parei de beber, assim bares e festas são chatos para mim, já faz um tempo. Relacionamentos também têm se tornado um prazer que não poderei ter por hora, infelizmente. Até mesmo escrever tem sido difícil (vide este post confuso - ignorem o fato que acordei 4h da manhã para estudar e escrevi ele no meio do caminho). A criatividade, o foco, a energia... tudo tem sido direcionado para a faculdade.

Sei que vocês todos compreendem (ou compreenderão) a situação. Alguns trabalhos são mais fáceis, outros mais difíceis, mas é uma das horas mais importantes na vida de uma pessoa. Eu que tirava sarro de um amigo que fez uma maquete volumétrica pra sua graduação de Arquitetura, achava que era picaretagem. "Volumétrica o cacete, tem que ter janelinha, arvorezinha e tudo o mais!". Hoje entendo que (apesar de ser um pouco de pilantragem, vai hahaha), é para ajudar o aluno, facilitar a compreensão e produção do projeto. Senão é detalhe demais, tempo demais, gastos em excesso.

E outro problema é esse: os gastos. Se você não é rico, como vai ter dinheiro pra gastar com saídas, se já gasta tudo em caneta, livro, papel, modelos e etc? Mas, como disse, esse "gasto" é um investimento. Tudo será recompensado depois. Todo esforço tem seu fruto.

Espero que vocês tenham os frutos merecidos. Mas plantem muito bem, pois essa hora é especial!

Até a próxima, pessoal!

[caption id="attachment_7199" align="aligncenter" width="490" caption="Estudos de anatomia (não, não é um ser humano)"][/caption]

P.S.: um beijo pra minha grande amiga Renata (tá, eu sei que seu nome é Andresa kkkkkkkkkkkkkkk) pela inspiração do post de hoje! =***

Ir para o topo