O Guia dos Nerds das Galáxias - A Toalha

Bom dia por todo o dia! Como tivemos a Semana do Orgulho Nerd aqui no Deixa e o Dia da Toalha, hoje falaremos sobre esse utensílio tão essencial para nossas vidas: a toalha!

Eu sei que todos vocês tem uma toalha em casa (ou ao menos um farrapo qualquer para se secar), mas nunca repararam ou deram muita importância para ela!

Que tal saber mais sobre esta preciosa peça de pano? =)

Nada mais confortável após o banho do que se enxugar com uma toalha grande e macia, bem felpuda! Quando vão ficando velhas, geralmente as usamos para levar para a praia ou clube, ou um fim de semana ensolarado no sítio, à beira da piscina com churrasco e cerveja gelada.

Mas de onde veio a toalha? E a razão desse nome? Primeiro, uma visão da origem etimológica da palavra. Veio do francês antigo toaille, que se originou dos antigos idiomas saxões, twahila, que significava "lavar".

[caption id="attachment_5912" align="aligncenter" width="460" caption="Ford Prefect, o Guia e a Toalha"][/caption]

Nos tempos antigos (e eu digo antigo mesmo), não era muito comum tomar banho (até hoje em alguns países europeus o banho não é diário). Quando nossos ancestrais, por volta da época do homem de Cro-Magnon, entravam nos rios e lagos, seja para pescar ou se refrescar nos dias quentes, perceberam que ao se cobrir com as peles dos animais, seja para vestuário ou como cobertor, a água era absorvida pelos pêlos. Veio então o Homo sapiens, e as tribos à medida que evoluíam, começaram a criar a cultura do banho, para higiene, não somente para refrescar o dia quente.

Após esse início de cultura higiênica, os pedaços de pele com pêlos foram usados para absorver a água do corpo, evitando ficarem molhados e se resfriarem. Com o passar dos anos e o invento da manipulação têxtil (foram encontradas na República da Georgia fibras de linho feitas em 34000 AC), surgiram os vários tipos de tecidos, possibilitando um melhor uso específico para cada um. Séculos depois, com a revolução industrial, as toalhas de algodão se popularizaram e viraram peça importantíssima do dia a dia.

[caption id="attachment_5914" align="aligncenter" width="490" caption="Até o Império usa a toalha - e pelo visto são melhores com ela do que com rifles"][/caption]

Todos sabem que a toalha se popularizou muito entre nós nerds por causa de Douglas Adams e sua série de livros,  O Guia do Mochileiro das Galáxias. Não é preciso transcrever do livro o que ele cita da importância das toalhas, mas citarei aqui, de forma mais nerd ainda, o que o pessoal da Wizards of the Coast publicou em 2008 para o dia de 1º de Abril no site do D&D como uma homenagem. Para os fãs de RPG, aqui está o melhor Feat (talento) de todos!

Complete Errata 3.5

Página 99 - Novo Talento: Preparado para Tudo

O personagem é treinado para usar toalhas. Sempre há uma toalha nos equipamentos.

Pré-requisito: O personagem deve estar no cenário de Spelljammer.

Benefícios: O personagem é capaz de usar uma toalha nas seguintes situações:

1- Manter a cabeça quente enquanto viaja pelas luas de Jaglan Beta.

2- Deitar nas belas praias de Santraginus V.

3- Dormir nos desertos de Kakrafoon.

4- Usar como vela em uma minijangada para descer os rios de Moth.

5- Usar em combate desarmado.

6- Se proteger das emanações tóxicas da Terrível Besta Voraz de Traal.

7- Acenar como pedido de socorro.

8- Se secar.

Inclusive, nesse Complete Errata há outras homenagens ao livro de Douglas Adams, como algumas substituição da magia Polymorph (Metamorfose), como uma tabela de rolagem para a transmutação e, caso tire um 42, o alvo será transformado em um rato, e aprenderá a Resposta Final para a Grande Questão da Vida, do Universo e de Tudo o Mais.

E vocês? Carregam sempre uma toalha? Não saiam de casa sem uma! Nunca se sabe quando irão precisar!

Até a próxima toalhada molhada no lombo!

o/

--

Links para a Semana do Orgulho do Nerd:

http://deixadenerdice.com/2011/05/23/semana-do-orgulho-nerd-apresentacao/

http://deixadenerdice.com/2011/05/24/semana-do-orgulho-nerd-parte-2/

http://deixadenerdice.com/2011/05/25/semana-do-orgulho-nerd-parte-3/

http://deixadenerdice.com/2011/05/26/semana-do-orgulho-nerd-parte-4/

http://deixadenerdice.com/2011/05/27/semana-do-orgulho-nerd-conclusao/

Ir para o topo