Mestres da Luz: Christian Schad

Olá, pessoas! O Mestre da Luz de hoje é um alemão, nascido em 1894 em Miesbach, e falecido em Stuttgart em 1982.

Christian Schad! o/

Estudou pintura na Academia de Artes Plásticas de Munique nos anos de 1913 e 1914. Em 1915 deveria ter prestado o serviço militar, ao qual se negou, e acabou vivendo de suas pinturas e criações gráficas em Zurique até 1920.

Em Genebra, teve contato com importantes personalidades dadaístas como Hans Arp, Hugo Ball e Tristan Tzara por intermédio de Walter Serner, dono da revista Sirius, onde Schad havia trabalhado. Schad fazia experimentos de todo tipo com objetos e papéis fotográficos e descobriu a fotografia sem ter uma câmera em mãos.

Sua técnica ficou conhecida como “Schadografia”, nomeada por Tristan Tzara. Os primeiros exemplos de fotogramas artísticos são as obras de Schad no ano de 1919. Eles lembrmr muito as obras de Man Ray e Lászlo Moholy-Nagy. Schad tinha por característica a inqueitude. Mudou-se várias vezes, morando em Nápoles, Roma, Viena, e depois de 1928 em Berlin. Como não podia viver de suas criações artísticas, teve muitas profissões temporárias.

Seu estúdio em Berlim foi destruído durante a 2ª guerra, então mudou-se para Schaffenburg em 1943 e depois em 1962 para Keilberg.

Conheça mais do trabalho de Schad e até semana que vem!

=*

Ir para o topo