Jukebox do Gratão: Dredg

Fala meu querido povo do deixadenerdice, como tem passado? Espero que muito bem!. Enfim, cá estou mais uma vez com a JUKEBOX DO GRATÃO compartilhando mais uma banda legal (pelo menos eu acho ¬¬) de algum lugar do planeta.

Então, pelas últimas semanas, estava eu pensando (´´POBREMA`` detected) em como a música tem uma ligação forte com o design e/ou vice versa. Todo designer, ilustrador ou profissional do gênero que eu conheço, é fascinado ou tem uma banda. Pensando nisso fui atrás de bandas que tem entre seus integrantes designers, ilustradores, publicitários, etc..., e percebi que tem material legal pra alguns bons posts, tanto de bandas internacionais, como bandas nacionais (essas principalmente undergrounds).

Pra começar com essa série de posts, citarei uma banda muito legal que eu particularmente gosto muito e só pra variar descobri por acaso zapeando a tv a cabo de uma prima em meados de 2007 quando fui passar férias no sul. dredg (a pronúncia oficial é com o ´´d`` minúsculo segundo a própria banda); banda de Los Gatos, Califórnia, surgida em 1993 tendo como integrantes, Gavin Hayes (vocal, slide guitar e guitarra), Drew Roullete (baixo e sintetizador), Mark Engles (vocal e sintetizador) e Dino Campanella (bateria, piano e órgão).

Como dito a banda surgiu na Califórnia em 1993 quando Engles e Campanella que estudavam juntos no middle school resolveram tocar juntos. Após sua graduação na Los Gatos High School, os amigos Roullete e Hayes se juntaram a banda.

O som do dredg é bem difícil de se definir, pois os caras são muito criativos; sendo assim são perceptíveis influências de progressivo, jazz, eletrônico, entre outros estilos; com musicas repletas de slide guitars e sintetizadores acompanhadas de uma linha de baixo muito bem pensada e uma bateria muito bem tocada e um vocal bem melódico, que faz com que as músicas tenham uma atmosfera profunda e cheia de camadas ( muito bom de escutar....pelo menos eu acho, escutem ai e me digam).

A banda tem vários álbuns, entre eps, ao vivo e discos de estúdio sendo eles:

Eps - Conscious (1996) - Orph (1997) - Extended play for the eastem hemisphere (2002)

Álbuns de Estúdio - Leitmotif (1998) - El cielo (2002) - Catch without arms (2005) - The pariah, The parriot, The delusion (2009) - Chuckels and Mr.Squeezy (2011)

Ao vivo - Sony connect sets (2005) - Live at the fimore (2006) - Napster sessions (2007)

Algumas músicas que recomendo para começar a escutar o som dos caras: Same Ol´Road, Bug Eyes e Jamais Vu.

Tá, mas Gratão, você não disse que o post era de banda que tinha designer, ou ilustrador no meio? Cadê?

Então, o baixista da banda Drew Roullette, é um ilustrador de mão cheia, com desenhos bem surreais e espiritualisas, contendo ciclopes, entidades influenciadas pelos deuses hindus e formas inspiradas em nuvens, fantasmas e por ai vai, sendo ele também o ilustrador das capas dos álbuns da banda. O trabalho dele é bem interessante e pode ser conferido pelo álbum do facebook do próprio. O link é esse aqui:

facebook.com/drew.roulette1

Bem é isso! Daqui 15 dias volto com mais uma banda de algum lugar do Brasil, ainda no tema de bandas com designers em sua formação. E antes que eu me esqueça, se puderem, comentem porque só assim pra poder melhorar alguma coisa que esteja ruim nos posts e também pra gente poder trocar uma idéia musical legal. Fiquem na paz!!!

Clipes Same Ol´Road http://www.youtube.com/watch?v=FSFMyeGwXIw

Bug Eyes http://www.youtube.com/watch?v=JQz_WjTn68U&ob=av2e

Jamais Vu http://www.youtube.com/watch?v=3Kb2nFD2yM4&feature=related

Quer saber mais sobre a banda? É Só visitar os links abaixo:

Site oficial: dredg.com Myspace: myspace.com/dredg

Ir para o topo