Jogos Made in Brazil: Toren

Fala pessoal! Hora de divulgar mais um jogo desenvolvido por brasileiros aqui no deixa e dessa vez é especial, porque tive a oportunidade de ver essa gurizada correndo muito para fazer esse trabalho de qualidade que vamos mostrar nesse post.

Toren é um jogo de aventura e enigma para PC/MAC dotado de belos gráficos, jogabilidade inovadora e imersiva que mergulha o jogador em uma jornada introspectiva e cativante pelos mais profundos temas. Construído ao redor de um poema épico, Toren é um jogo em desenvolvimento com a transformação em mente, onde o ambiente e as mudanças do tempo são seus inimigos implacáveis. A experiência é da real condição humana de luta contra o tempo e contra a mortalidade.

Um jogo para ser vivenciado, onde o jogador irá crescer e se transformar juntamente com o cenário e seus heróis. O jogo foi desenvolvido inicialmente por colegas do curso de pós-graduação em desenvolvimento de jogos digitais da PUCRS e mestrado pelos talentosos professores da extinta Southlogic/Ubisoft Brasil.

O jogo está sendo desenvolvido por 3 pessoas que representam um recem formado estúdio indie, a Swordtales. Devido ao caráter e nível que o projeto alcançou, eles estão concorrendo como FINALISTAS na categoria arte e design do Brasil Game Show ao lado de grandes da industria, como o jogo Taikodon.

Tive a oportunidade de bater um papo com o Conrado Testa que é um dos membros da equipe e esse papo vocês podem conferir logo a seguir:

Nome: Conrado Testa Idade: 25 Cidade/Estado: Porto Alegre - RS Formação: Especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCRS Twitter: @conradost

Como vocês definem Toren? Como surgiu a inspiração para esse jogo?

Toren é um game poético. É o esforço de sete meses da equipe, com a ajuda de amigos e colegas. A primeira ideia sobre o ele, foi numa cafeteria e de repente a frase "e se fizéssemos uma menininha subindo numa torre?" apareceu. Daí por diante, diversas ideias apareceram e sumiram para compor o poema que estamos contando hoje no game.

Nosso game acabou, por curvas e mais curvas, possuindo uma definição única. O que podemos dizer nesse momento é inspirações que nos fixamos mais ao longo do projeto, como Zelda, filmes do Miyazaki e visuais de ICO.

Quais foram as maiores dificuldade para o desenvolvimento dessa versão do game?

Acredito que se analisássemos no geral, creio que o tempo foi de bastante contra, tínhamos e ainda temos, um tempo pequeno para produzir toda essa experiência com uma pequena equipe. Outro problema que estamos ainda procurando resolver, são investidores para auxiliarem na produção do projeto e nos permitirem trabalhar integralmente para fazer um excelente jogo brasileiro que já foi elogiado lá fora.

Um dos aspectos que chama logo atenção de Toren é sua parte visual, como vocês pretendem equilibrar a arte com o gameplay?

Desde o inicio estamos fazendo diversos testes com os playtesters e ouvindo palavra por palavra o que cada um pensa sobre nosso game. Depois sentamos e discutimos os problemas apresentados, principalmente no gameplay. Acredito que este, será agradável ao público, já agrada muito aos jogadores 'hardcore' pelo cuidado que tivemos para fazer o jogador pensar e se sentir fazendo cada ação.

Quais são os próximos desafios para o desenvolvimento de Toren? Onde vocês querem chegar?

Quanto ao Toren, a parte técnica está sendo um desafio enorme e pelo que vejo, será até o final do projeto. Temos resolvido diversos problemas de formas diferentes. Animações, paleta de cores e até mesmo scripts já foram adicionados e removidos ao longo do projeto, tudo em nome de uma jogabilidade agradável a todos. O próximo passo é seguir criando e atraindo investidores que pensem como as gigantes de fora do pais, que o Brasil é um mercado explodindo neste seguimento e que todo investimento será bem encaminhado.

Há uma certa tensão e falta de união entre desenvolvedores na área de jogos pois todos querem criar algo que nos represente lá fora e não desejam o sucesso do outro, muita energia boa foi gasta nestas discussões a nosso ver. Sendo assim desde o início o que queremos fazer é um jogo brasileiro longe de estereótipos e realmente legal, que atenda um público brasileiro que acreditamos já estar pronto pra receber de braços abertos uma experiência assim. Com a aceitação deste publico aí sim nos projetaremos lá fora, não como representantes de alguma coisa e sim como exemplo.

Deixem um recado para o pessoal que está correndo atrás para trabalhar com desenvolvimento de jogos:

O que estamos fazendo aqui, é um produto dos sonhos de cada um de nós. O mercado brasileiro é rico em desenvolver sonhos, porém estes caem ao encontrar dificuldades de todos os tipos. Queremos mostrar aqui que é possível desenvolver ótimos jogos brasileiros, com desprendimento e dedicação e se possível fomentar uma comunidade de desenvolvedores independentes mais unida que não queira brigar por migalhas.

Saímos na critica especializada internacional no mesmo dia que fomos escolhidos finalistas do brasil game show em arte e design contra jogos grandes como Taikodon. Fomos notados de fora para dentro, mas queremos nos desenvolver de dentro pra fora pois o jogo que estamos testando está sendo feito para vocês, e em português a um preço acessível e, além do mais, será lançado para PC e MAC.

Se 1% dos milhões de jogadores ativos que existem no Brasil prestigiar coisas realmente boas feitas aqui no nosso país, TUDO vai mudar, inclusive a respeito de jogos de fora que tanto amamos e gostaríamos que fossem mais baratos. Obrigado a todos que nos apoiam e nos apoiarão, estamos lendo e respondendo tudo no email e comentários de qualquer das redes sociais.

Para quem quiser conferir mais informações sobre Toren, é só visitar os links abaixo:

Site Oficial: toren-game.com Facebook: facebook.com/TorenGame Twitter: @TorenGame

O deixa agradece ao guris da SwordTales e a gente torce bastante para que esse projeto dê certo e mostre para o mundo como temos potencial gigante para desenvolver grandes games no país. Claro que os meninos ainda tem um grande caminho pela frente, mas se você quer ajudar de alguma forma para a evolução de Toren, entre em contato conosco.

Abaixo segue mais algumas imagens do game Toren para vocês conferirem:

Ir para o topo