Divulgando: Bicicletorama

Quem faz o Bicicletorama?

Somos 5, todos designers por formação, mas atuamos há anos na área de mídia interativa também como desenvolvedores. Realizamos projetos de grande porte para grandes marcas, e este projeto é a mistura de várias técnicas utilizadas em outros projetos, mas com uma temática completamente original.

Também somos integrantes do Encontros Digitais, um grupo aberto que discute arte, tecnologia, design e cultura. Acesse aqui pra conhecer: facebook.com/groups/encontrosdigitais/ e egde.art.br.

[caption id="attachment_8951" align="aligncenter" width="540"] Galera que está por trás do Bicicletorama.[/caption]

Carlos de Oliveira Junior - facebook.com/carlos.oliveira.junior Harrison Lima Mendonça - facebook.com/euharrison Marlus Araujo - facebook.com/marlus.araujo Mario Gesteira - facebook.com/amarocolas Tommy Lindestrom - facebook.com/tommy.lindestroem

Como surgiu a idéia do Bicicletorama, e quais os objetivos vocês pretendem alcançar com a realização desse projeto?

O projeto surge pelo convite do Circo Voador para fazer parte do Festival Circo Digital. Fizemos uma reunião de Braimstorm logo depois que aceitamos o convite, foram muitas ideias legais, mas o bicicletorama tinha muitos pontos fortes e ficamos muito empolgados em realiza-lo. Nossa missão com o Bicicletorama é divertir mas também criar uma reflexão sobre o uso da bicicleta na cidade diante do desenho urbano que privilegia os carros. E por meio da criação desse espaço coletivo de brincadeira e interação promover a discussão sobre o uso de bicicletas não só para o lazer, mas também como transporte.

Onde o projeto vai acontecer?

No Festival Circo Digital, que acontecerá no Circo Voador, Lapa-RJ, entre os dias 21 a 24 de Junho. O evento é gratuito, e vamos participar junto com outros artístas, incluindo várias workshops, incluindo um de Arduino que o Marlus vai ministrar.

Mais informações aqui: festivalcircodigital.com.

Quais as maiores dificuldades para a realização do projeto, e como vocês pretendem solucioná-las?

[caption id="attachment_8952" align="aligncenter" width="540"] Projeto: Bicicletorama.[/caption]

Primeiro existe uma dificuldade de equipamento, e isso significa custos financeiros para comprá-los. Estes custos vão de projetor ao suporte que sustentará às bicicletas.Lançamos o projeto no Catarse para ajudar nessa questão, e basicamente o trabalho de marketing tem sido muito intenso desde então, é muito difícil construir uma marca do zero e em tão pouco tempo, mas nós acreditamos que vai dar certo.

Adotamos uma linguagem bem discontraída, trabalhando com quadrinhos educativos criados pelo Mario. Você pode acompanhar a campanha bem humorada no Facebook do Bicicletorama. Em segundo lugar tem a dificuldade tecnológica, mas para nossa surpresa conseguimos supera-la muito mais rápido do que o previsto. Tecnicamente o projeto está pronto, falta acabamentos com interface mesmo.

[caption id="attachment_8953" align="aligncenter" width="477"] Freud apoia o Bicicletorama.[/caption] [caption id="attachment_8954" align="aligncenter" width="540"] Philosoraptor pira nas Bicicletorama![/caption]

Queremos fazer algo divertido e inusitado, onde as pessoas possam realmente disfrutar de uma experiência nova, acho que focamos muito nisso, mas não esquecemos de valorizar a mensagem que o projeto vai levar, queriamos aproveitar para levantar a bandeira do transporte sustentável, e substituimos a corrida de carro pela de bicicleta.

[caption id="attachment_8955" align="aligncenter" width="540"] Eu Bicicletorama Rio![/caption]

A realidade do Rio de Janeiro é bem comum no Brasil, poucas ciclovias e o ciclistas são obrigados a andar em ruas estreitas em meio aos carros, sempre correndo riscos. Em tempos de discussões e decisões sobre sustentablidade a questão dos transporte urbano é muito relevante. O projeto é uma oportunidade de acrescentar a movimentos já existentes de conscientização e contribuição a discussão atual sobre o tema.

Por que vocês merecem que apoiem o projeto de vocês?

Em junho vamos sediar a Rio+20 e um dos temas é sustentabilidade. Ora, a bicicleta é um transporte limpo e sustentável, quem pedala está se exercitando, botando a saúde em dia e gastando só a própria energia.

Se você compartilha das nossas ideias, compartilhe, se você puder, colabore, mas de qualquer forma, Vá de BIKE!

Então, quer apoiar essa galera bacana? É simples! É só entrar na página do Cartase e fazer sua contribuição!

[vimeo=http://vimeo.com/41676940]

Visite o link para apoiar o projeto: catarse.me/projects/bicicletorama

Para mais informações:

Facebook: facebook.com/Bicicletorama Acompanhe os vídeos do projeto aqui: vimeo.com/encontrosdigitais

Ir para o topo