Divulgação + Entrevista: Revista Clichê

Fala, pessoal, como vocês bem sabem, uma das coisas que mais gostamos de fazer aqui no deixa é divulgar iniciativas relacionadas ao design, e quando a gente encontra alguma ação relacionada a esse mundo, que é sensacional, ficamos mais felizes de divulgar ainda. Hoje estamos aqui para divulgar a Revista Clichê.

Fiquei sabendo sobre ela um tempo atrás, através do grande Rapha Inoue, mas acabei conhecendo esse projeto pra valer graças a uma apresentação dos envolvidos nessa iniciativa durante o R Floripa 2011, algo que foi bem bacana de acontecer pois assim tive contado direto com a gurizada pra entender melhor toda essa movimentação sensacional e é sobre isso que vamos falar nesse post.

A Clichê é uma revista colaborativa sobre design criada na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2010. Seu foco é difundir, agrupar e dar visibilidade para trabalhos acadêmicos, sejam eles práticos ou teóricos, em qualquer área de design - web, produto, gráfico, interação, moda, etc.

Com produção independente, propõe uma publicação atemporal, utlizando um projeto gráfico durável e conteúdo para referências futuras, evoluindo a discussão sobre design e valorizando as produções do meio acadêmico.

Além da revista impressa, a Clichê conta com as redes sociais e um portal, também colaborativo, para abranger a necessidade de um conteúdo mais dinâmico e promovendo assim uma discussão direta com o leitor.

Atualmente em sua segunda edição, a Clichê busca apoiadores, semeadores e investidores para possibilitar a distribuição da revista impressa e expansão do projeto à todos os estudantes de design do país.

Aproveitando o contato com essa galera, levantei alguns questionamentos para vocês ficarem informados sobre esse projeto:

Como surgiu a iniciativa de montar a Revista Clichê?

A revista surgiu da necessidade de uma comunicação interna e externa do design acadêmico. Ao invés de deixar um projeto morrer em sala de aula, a revista oferece suporte para ele poder se tornar concreto, seja através de um investidor ou na reunião de outros designers que se interessaram ou já tiveram ideias parecidas.

Qual é o objetivo principal de vocês? Onde vocês querem chegar com essa movimentação?

Queremos ser um canal facilitador de trocas de informações e experiências acadêmicas de todas as áreas de design, evoluindo o diálogo sobre design e valorizando as produções do meio acadêmico.

Quais são as maiores dificuldades no momento para levar o projeto pra frente? Como as pessoas podem contribuir?

As principais dificuldades no momento são a falta de patrocinadores e a logística de distribuição para atender a demanda nacional.

As pessoas podem contribuir divulgando o projeto, colaborando em geral (desde coisas simples como envio de dicas e sugestões por email - como escrevendo ou mandando artigos para publicarmos no site) e claro, patrocinando e ou apoiando a revista direta ou indiretamente.

Deixem um recado especial para as pessoas que querem colaborar com as próximas edições da Revista Clichê:

Antes do recado gostaria de deixar algumas perguntas.

- Quantas pessoas na sua cidade tem o mesmo interesse que você naquela área especifica de design? - Quantos designers temos hoje no Brasil se formando/formados? - Quantas ideias você deixou para trás por não conseguir concebê-la sozinho?

Se você sente que temos muito mais perguntas e buracos no design brasileiro, além da troca de informações e experiências entre os alunos, entre em contato com a gente. =D

Se você quer participar, ajudar, dar um apoio maior para essa iniciativa, entre em contato com essa galera, esse tipo de projeto é importante para o meio designer e com toda a certeza ainda vamos ouvir falar bastante dele, faça sua parte, participe e colabore também.

Para mais informações:

Twiitter: @rcliche Facebook: facebook.com/projetocliche Site oficial: revistacliche.com.br e-mail de contato: [email protected]

Ir para o topo