Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

“Portfólio, uma coleção dos trabalhos realizados pelo aluno, que permite acompanhar o seu desenvolvimento. Permite ainda analisar, avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades desenvolvidas num determinado do período.” (fonte: retirado daqui)

Quando me perguntam se tenho portfólio e apresento o meu Flickr não sei o que pensam, porém nunca me criticaram (o que também não me deixa fora de uma margem de avaliação para isso). Já me recomendaram buscar outra plataforma, mas acho que o Flickr atende ao que me proponho a fazer. Aliás podem conferir e dar dicas também.

Fico pensando em: até que ponto vai o valor de se ter um portfólio na minha apresentação ou o peso está nas coisas que falo sobre a minha experiência? Mas isso é papo para outro post...

Durante a faculdade, muitos professores sempre nos orientaram a ter um portfólio, além do virtual, ter um impresso. Atualmente vemos uma revolução em relação a tecnologia e a utilização dela no nosso trabalho. O que antes era trabalhoso e levava um tempo para executarmos criando um site (ou terceirizando o trabalho), hoje pode ser facilitado pelo uso de sites que atendem a essa demanda de procura por designers, ilustradores, diretores de arte, diretores de criação, fotógrafos (me acrescentem caso fique faltando).

Os sites que funcionam apenas para isso são uma tendência interessante no nosso meio. Neles não é só possível divulgar seus trabalhos mais relevantes como também criar um perfil, colocar suas habilidades no design, suas preferências dentro da área, conhecer outros profissionais e se inspirar.

Batemos com uma barreira, que é o fato de algumas empresas não aceitarem esse tipo de portfólio. Particularmente falando, caso eu estivesse numa posição de escolha de um candidato, não mudaria nada a minha opção por um profissional que me apresentasse um portfólio do feito num site como Carbon Made de um profissional que criasse seu próprio site. Apenas dependeria do meu foco para a minha procura. Caso eu quisesse alguém que tivesse conhecimento nessa área de web isso contaria pontos para ele.

Já acompanhei alguns casos dessa “discriminação” em alguns anúncios de vaga e até hoje alguns amigos me perguntam qual é site que melhor cumpre esse papel. Como ainda apóio o uso desses sites, resolvi dar uma forcinha para você que quer começar e não tem idéia de como. Lembrando que já usei vários deles e não puxo sardinha para nenhum. Cada um se adapta aquele que melhor atende suas expectativas e focos de trabalho, ok?

CarbonMade: O popular

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Um dos sites mais conhecidos para portfólios virtuais. Relação de amor e ódio para muita gente. Plataforma simples e fácil de mexer. A conta free possui limite para postagem.

www.carbonmade.com

Cargo Collective: O adorado por tantos designers e diretores de arte.

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

É necessário mandar um e-mail para eles pedindo a liberação para criar conta no site. Nada demorado. Dá para você criar seu layout com base na estrutura dos modelos do site feito em CSS (onde você também pode alterar o código).

Já me falaram que consideram um bom meio por conta do grau de complexidade para você colocar o seu site do seu jeito. O que envolve conhecimento também de CSS e etc.

www.cargocollective.com

designUp: O quebra galho

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Acho que o site a princípio não foi criado com esse objetivo e se foi bem, as pessoas tem usado. No site você também pode ver vagas nas áreas que desejar, na verdade você tem no site uma variedade de opções como: vagas, profissionais, portfólios, inspirações. Eu particularmente uso mais para vagas e inspirações. Bom site, aliás.

www.designup.pro.br

Behance: O chic

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

O Behance é uma rede de profissionais. Logo a partir do momento que você cria sua conta, você pode além de ter um perfil, manter contato com outros profissionais além de utilizar o site para visualizar trabalhos. As postagens são ilimitadas.

www.behance.net

Flickr: O favorito dos fotógrafos

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Acredito que o Flickr quando foi criado tinha esse objetivo de atender os amantes da fotografia. Hoje em dia vejo tantos trabalhos no Flickr, que também melhorou sua apresentação, que considero um bom site para expor seus trabalhos. Alguns ilustradores e pessoas escrotas (:P) também usam o Flickr.

www.flickr.com

DeviantArt: O iniciante

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

O primeiro porque foi o primeiro site que usei e cogitei para expor trabalhos meus. Não conhecia outras coisas então recorri a ele. Logicamente depois abandonado. Não sei direito ainda a função do Deviant, ele me parece complexo e não muito funcional. Mas se ainda assim quiserem arriscar. Há vários trabalhos interessantes lá para se dar uma olhada e inspirar.

www.deviantart.com

Issuu: O editorial

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Revistas, livros e projetos editoriais caem muito bem para o Issuu que utiliza de uma plataforma onde é possível visualizar os arquivos com direito a uma simulação de “passagem” de página.

www.issuu.com

Zuinn: O moderninho do Flash

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Não quer nada estático? Tudo bem, tem o Zuinn para você colocar seus trabalhos animadinhos lá em Flash. Bacana a idéia, gratuito e a apresentação fica diferente.

www.zuinn.com.br

Krop: Limitado e RYCO

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Você só pode postar 10 trabalhos na conta free. Visual clean, limpinho... Tem como referência o portfólio de Dan Abrams responsável pelos efeitos visuais do filme O Curioso Caso de Benjamin Button. Segundo os desenvolvedores “portfólio profissional não é lugar de fazer amigos, de ter comentários ou de publicidade.” (comentário retirado do site LogoBr).

www.krop.com

Coroflot: O de produto

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Não sei direito, mas a grande maioria dos portfólios que vi de designers de produto (estudantes e profissionais) estavam no Coroflot. De qualquer forma, o site é bacana e parece bem simples de se mexer.

www.coroflot.com

Outros sites que você também pode usar para fazer um portfólio:

Wordpress

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Apesar de inicialmente ter o foco de ser o novo Blogspot, o Wordpress possui diversas ferramentas para você fazer não só um blog como expor seus trabalhos.

www.wordpress.com

Blogspot

Design para Todos - Portfólio: Você já tem o seu?

Blog que você também pode usar para iniciar seu portfólio. Mas não recomendo muito.

www.blogspot.com

“Ah mas usar blogs como portfólio?” Porque não?

Como falei anteriormente você pode usar a ferramenta no qual se sente mais confortável e se adapte. Se você tem necessidade de falar sobre seu projeto, como foi feito e que retorno teve pra você como profissional, talvez o blog seja essa ferramenta.

Para inspirar, fiquem com 101 dicas de portfólios e sites: aqui.

A nível de leitura e curiosidade para alavancar suas idéias:

+ Dicas para montar seu portfólio online. + Dicas: O LogoBr também fez um post falando sobre portfólio (com alguns sites que citei também). + Dicas: Como criar o portfólio perfeito: aqui.

Atualizado: + Dicas: Caminhos para construir seu portfólio: aqui.

Se houver algum site que vocês conheçam e queiram também partilhar, sintam-se a vontade!

Ir para o topo