Design para todos: EDTED Rio de Janeiro

Design para todos: EDTED Rio de Janeiro

No último fim de semana (dia 21, quando o mundo deveria acabar) fui convidada pela empresa de Cloud Computing Tecla para participar do 16º EDTED-RJ.

Para quem não sabe, o EDTED é o Encontro de Design e Tecnologia Digital. Essa foi a 16ª edição do evento, que vai passar por dez cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza e Recife) apresentando 200 palestras e contando com aproximadamente cinco mil profissionais presentes.

Este ano, a edição carioca foi realizada no prédio super bonito (e ar condicionado congelando) do Centro de Convenções Sulamerica, localizado na Cidade Nova.

A programação do evento é dividida em três espaços, nos quais os participantes podem circular livremente: “Design e Marketing”, “Tecnologia e E-commerce” e “Business”.

As palestras acontecem simultaneamente, ou seja, você escolhe qual acha mais interessante, segura na mão de Deus e vai! Eu particularmente foquei no espaço Design & Marketing, porém transitei em outras áreas tentando observar o que elas poderiam estar dialogando sobre, mas neste post irei falar, especificamente, desse espaço.

A primeira palestra foi do Michel Lent, que faz parte do Grupo Pontomobi/RBS, empresa líder em marketing mobile no Brasil, e também já passou pela DM9DDB e Ogilvy. Sua palestra foi sobre “As Mídias Digitais Integradas: Do Celular à TV”, Lent contou um pouco da sua experiência e explicou a importância das midias digitais atualmente em nossa sociedade, onde o digital irá abraçar tudo, além de técnicas e ferramentas você deve ter uma excelente base conceitual e nunca pare de se atualizar. Por fim, deixou como mensagem: Descubra o que você ama. Faça o que você ama. Ame o que você faz. Ligue os pontos. Você pode visualizar a apresentação do Lent aqui.

A seguir, veio a palestra do Marcelo Albagli, da Canvas com o tema “Criação: o poder da simplicidade”. Estava muito empolgada para essa palestra e ela valeu muito a pena. Ouvimos todos os dias a falar sobre “less is more” e é sempre bom reforçar isso na nossa rotina. Mostrou ainda alguns cases interessantes que se relacionavam com a simplicidade como o Cardiocam, um projeto do MIT para medir batimentos cardíacos e pressão através do reconhecimento facial. Genial. Atualmente, já utilizamos nosso corpo como “controles” para certos objetos (Nintendo Wii e X-box, por exemplo) e a tecnologia touch se faz cada vez mais presente na nossa rotina. Albagli levantou ainda a questão sobre o designer ser autor ou facilitador e o quanto era importante as criações em coletivo. Você pode visualizar a apresentação do Marcelo aqui. Enquanto não começava o segundo turno de palestras, presenciei em partes o debate “As empresas estão preparadas para as redes sociais?” com Gustavo Guanabara (Hostnet), Lisane Monteiro (Hostnet), Gustavo Pereira (Dinamize) e Vicente Neto (NetRevenda) onde foi iniciada uma discussão do uso das redes sociais hoje pelas empresas e mais uma vez o ponto relacionamento com o consumidor foi a pauta em questão. Lisiane falou do Twitter como uma ferramenta que deve ser usada com bom senso, enquanto Gustavo Guanabara falou sobre a carência do consumidor, que quer atenção das suas marcas e quando recebe uma resposta por algum tipo de midia social é como o efeito William Bonner (ou você nunca deu boa noite para ele no final do Jornal Nacional?). Ao iniciarem uma ação virtual, as empresas devem é estreitar laços e, acima de tudo, manter a relações com seus clientes. Seja uma resposta através do e-mail ou em tempo real como no Twitter. Iniciado o segundo bloco de palestras, Roberto Cassano, Diretor de Criação e Estratégia da Agência Frog apresentou a palestra “Gambiarra ao vivo. Criação, inovação, invenção” que tinha por objetivo chegar a um exercício de brainstorm ao vivo onde alguns cenários distintos foram apresentados e os participantes iriam compartilhando o que vinha a cabeça quanto a determinado cenário. Era um exercício experimental, logicamente corria um risco e acabou não funcionando muito bem, mas ainda assim foi válida a troca de experiências do Cassano. Além disso, destaco algumas frases reflexivas sobre o uso das mídias digitais como:

Infelizmente não achei a apresentação do Cassano, mas no perfil dele do SlideShare ele compartilha parte da palestra (que fala sobre Gambiarras) numa outra apresentação pra outro evento (o InterAct), se quiser conferir essa palestra, veja aqui. Por fim a vez do Conrado Adolpho, um cara que super se reinventou em relação a sua vida profissional e acabou indo para o marketing (amém por isso!) com uma formação que inclui até mesmo Química e Física no currículo, a palestra “Google Marketing: Como vender seus serviços profissionais” norteou o rumo de alguns profissionais que trabalham como freelancer e utilizam a internet como meio de destacar seus trabalhos. Ele deu dicas de como você pode fazer isso de uma forma melhor e com bom senso. Sensacional. Você pode visualizar a apresentação do Conrado aqui.

Design para todos: EDTED Rio de Janeiro

Posso afirmar que ir ao EDTED mexeu muito com a minha maneira de pensar e visão sobre certos cenários dessa área do design, me fez refletir sobre diversas questões em relação ao meu posicionamento na profissão e pensar no digital com um pouco mais de atenção. Designer tem um pequeno problema de “ao mesmo tempo ter uma visão aberta, ela ser limitada”. Ver que esse mercado tem se tornado dominante abriu a cabeça para pensar em possibilidades e oportunidades de exploração cada vez mais distintas utilizando do canal Design para isso. Tudo é design e parafraseando Renato Faccini e Daniel Moura (mas) design é a sua vida? =D (clica aqui também!) + Fotos do EDTED: aqui Programação do que foi evento no Rio de Janeiro: aqui Calendário das próximas datas do EDTED pelo Brasil: São Paulo: 11 de junho – Amcham Belo Horizonte: 16 de julho – Ouro Minas Brasília: 27 de agosto - Convenções Brasil 21 Florianópolis: 24 de setembro – Centro Sul Porto Alegre: 15 de outubro – Plaza São Rafael Hotel Curitiba: 22 de outubro – Hotel Bourbon Salvador: 05 de novembro – Hotel Fiesta Fortaleza: 26 de novembro - Fábrica de Negócios Recife: 03 de dezembro – Mar Hotel Quem quiser saber mais sobre o que aconteceu, acompanhe o que rolou pela hashtag #EDTED no Twitter e não esquece de visitar o site oficial do evento: www.edted.com.br.
Ir para o topo