Design de embalagens e Tipografia

Design de embalagens mantém uma relação bem próxima com a tipografia, que existem em uma variedade enorme.

Por ser dentre as diversas ferramentas uma das mais importantes na comunicação da embalagem x consumidor, a tipografia sempre tem que ser bem estudada e escolhida antes de ser posta nas embalagens que irão ao mercado, pois as mesmas ajudam a identificar a empresa, juntamente com a logo. Não só a tipografia, mas todo o processo projetual de concepção da embalagem requer estudo e metodologia.

Para a obtenção de resultados satisfatórios e fatores qualitativos na embalagem, aplica-se itens como, contraste, formas diferenciadas, cores, estrutura (algumas diferenciadas), diversos tamanhos de fontes, repetição, e o alinhamento (ou não), afim de trazer uma personalidade à embalagem, juntamente com a escolha do material correto. O projeto requer e envolve a multidisciplinaridade visando um resultado que venha a atingir o público alvo desejado.

Todos esses itens reunidos provocam em nós consumidores a vontade de ter aquela embalagem e não jogá-la mais fora, simplesmente pelo fato delas se diferenciarem das demais existentes.

“O designer precisa conhecer esta linguagem para poder se comunicar de forma inteligível com os consumidores e também para poder inserir o produto na linguagem visual da categoria onde ele vai competir.” Fabio Mestriner

Achei para mostrar a vocês embalagens em que a tipografia ( juntamente com seu arranjo) dá bastante destaque e valorização às embalagens ;]

Caixas do site de leilão e-bay, que para cativar ainda mais seus consumidores, desenvolveram embalagens ecológicas e diferenciadas.

A cerveja pra fazer batuque: em seu rótulo vem indicando o nível em que o liquido deve ficar para sair sons em diversos tons.

Embalagem de suco, com inspiração nos piratas , tipografia lembrando os mapas e letras confusas dos piratas.

Embalagem de chocolate quente, forma feita com tipografia.

Embalagens para linha de sais aromatizados, nos mais diversos tipos, uma tanto quanto minimalista, remetendo à itens da tabela periódica.

Uma cerveja com mistura de café e outro ingredientes como limão. Possui estilo bem retrô.

Linha de produtos para os cabelos, linha bem jovial e colorida.

Sais do Jamie Oliver ( chefe de cozinha).

"Mundo com e sem embalagem"

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8dSd8P_N9FU]

Videozinho super legal sobre embalagens e até a próxima pessoal.

Ir para o topo